Este blog tem como objetivo principal tratar de assuntos relacionados a teoria da contabilidade.

domingo, 14 de novembro de 2010

A TEORIA CONTÁBIL E A CONTABILIDADE

1.      Resumo

Este artigo apresenta a teoria contábil que é conduzida pelos princípios fundamentais da contabilidade e que deve ser guia da profissão de contador. Mostra os principais princípios contábeis para um bom desempenho da contabilidade e que são indispensável a sobrevivência da entidade.

Palavras chave: Teoria Contábil, Princípios Fundamentais da Contabilidade, Contador, tomada de decisões, área contábil.

2.      Introdução
A teoria contábil serve como orientador, um guia ao profissional da área contábil. Tem por objetivo principal fornecer aos usuários informações úteis e precisas para as tomadas de decisões tendo em vista a entidade. Essas informações são através de planilhas, periódicos, relatórios e etc.
Nos dias atuais o contador, para atender aos objetivos da contabilidade, não tem apenas que apresentar informações referentes a situação patrimonial da empresa, mas também deve desenvolver habilidades de interpretação de dados e gerenciamento para ajudar nas decisões .
O profissional que tem por base a teoria da contabilidade, compreendendo e respeitando os princípios contábeis da entidade, prudência, continuidade, competência, entre outros, é que poderá realmente prestar dados e relatórios com eficiência e também auxiliar nas decisões da organização a partir das informações que possui.

3.      Os princípios fundamentais da contabilidade
Os princípios são os núcleo da contabilidade, que são revestidos por atributos da Universalidade e Veracidade. Estes princípios são válidos e devem ser praticados por qualquer entidade independentemente da sua pessoa jurídica. São importantíssimos para um bom desempenho profissional, sendo imprescindível para a perfeita continuidade da organização.
Tendo em vista que a contabilidade tem por objetivo fornecer informações estruturada, através de um planejamento contábil e que o contador auxilia nesta informação prestada, verifica-se que a contabilidade exercida sem a teoria não conseguiria organizar o patrimônio da entidade com eficiência e veracidade.

4.      A teoria aplicada na contabilidade através dos principais princípios.
A teoria contábil deve ser estudada, interpretada e compreendida pelos profissionais para ser aplicada na contabilidade. Através do princípio da entidade entendemos a autonomia patrimonial, que é a diferenciação do patrimônio particular dos sócios com o da entidade. Muitos empresários não fazem essa diferenciação e não percebem a importância da separação dos patrimônios, cabendo ao contador orientá-lo e incentivá-lo  para que assim os diretores e sócios possam ter uma situação real do patrimônio da organização.
Quando o profissional da área contábil estiver tratando com receitas, ele deve respeitar o princípio da competência, que informa que receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado daquele período, este principio não está relacionado a recebimentos e nem pagamentos, mas das receitas e despesas incorridas no período.  
Quando houver mudança nos ativos e passivos, o contador deve reconhecer tais mudanças nos registros contábeis assim que ocorrerem, mesmo que seus valores sejam estimados. Agindo desta forma ele está reconhecendo e aplicando o princípio da oportunidade.
Os demais princípios serão aplicados de acordo com a necessidade e ocasião dos fatos. Sempre observando e estudando qual princípio cabe utilizar a determinado acontecimento no patrimônio da entidade.

5.      Conclusão
A contabilidade sem uma teoria que o fundamentasse e sem princípios que fossem guias e conselheiros principais na profissão, seria desestruturada e não teria veracidade nas informações. Sendo que uma informação errada ou um lançamento incorreto atrapalha a área gerencial nas decisões podendo causar prejuízos futuros.
Assim pode-se concluir que ter princípios contábeis mas não saber interpretá-los e utilizá-los, é apenas saber da sua existência. Por isso é preciso estudá-los e compreende-los para então saber utilizar na ocasião correta, alcançando resultados positivos, porque a contabilidade e a sua teoria não sobrevive sem a existência do outro.

Cláudia Aguilar.
Estudante de Ciências Contábeis - 2ª Período - Centro Universitário Una.